Introdução ao uso do osciloscopio
O objetivo da prática é a familiarização com o osciloscópio e seus controles, proporcionando não só a medição de tensões contínuas e alternadas de frequências, mas também a verificação de formas de onda senoidal, triangular e quadrada. Para atingir tal objetivo, foi realizado três experimentos.
2 – Introdução
O osciloscópio é um instrumento que apresenta uma medida quantitativa e uma medida qualitativa da grandeza que está sendo analisada. Sendo que este instrumento apresenta a variação de uma tensão (ddp) em função do tempo.
Ele é um Tubo de Raios Catódicos (TRC) acoplado a alguns circuitos. O TRC é uma válvula eletrônica, portanto um bulbo de vidro, sendo que dentro dele existe vácuo relativo e onde fica disposto um canhão eletrônico, quatro placas defletoras, uma camada de material fosforescente e um ânodo coletor.
Uma das atividades do osciloscópio é medir o valor da tensão de um circuito. Há dois tipos de tensão: tensão contínua (VDC) e tensão alternada (VAC). A tensão contínua é aquela que não muda sua polaridade com o tempo, sendo subdividida em tensão contínua constante, que mantém o seu valor em função do tempo, e em tensão contínua variável, que varia seu valor em função do tempo.
A tensão contínua variável pode ser repetitiva ou periódica, ou seja, repete um ciclo de mesmas características a cada intervalo de tempo. Em consequência de sua característica periódica, é possível definir um período (T) que representa o tempo de duração de um ciclo completo e uma frequência (f), que equivale ao número de ciclos em um intervalo de tempo igual a um segundo. As unidades, no SI, para o período e frequência, são o segundo (s) e o Hertz (Hz), respectivamente. (8.1)
Para um tensão com características periódicas (tensão contínua variável), é necessário estipular um valor que informe o valor DC (VDC) da forma de onda. Esse valor é dado pela razão entre a área resultante do gráfico da tensão em função do tempo, em um intervalo igual a um