000000000
Índice
1. INTRODUÇÃO
2. LISTA DE EQUIPAMENTOS
3. METODOLOGIA
4. CONCLUSÕES
INTRODUÇÃO
Este é o relatório e alguma das aulas de Introdução Eletronica Analogica . Nesse capitulo foi dada a introdução sobre a disciplina e a aprendizagem para o uso dos Equipamentos.
LISTA DE EQUIPAMENTOS
Os materiais e equipamentos utilizados para proceder com os experimentos durante a aula de laboratório foram:
- Resistores: Um resistor (chamado de resistência em alguns casos) é um dispositivo elétrico, com a finalidade de transformar energia elétrica em energia térmica (efeito joule), a partir do material empregado, que pode ser, por exemplo, carbono.
Os resistores podem ser fixos ou variáveis. Neste caso são chamados de potenciômetros ou reostatos. O valor nominal é alterado ao girar um eixo ou deslizar uma alavanca.
- Placa de Montagem: Uma matriz de contato, ou placa de ensaio (ou protoboard, ou breadboard em inglês) é uma placa com milhares de furos e conexões condutoras para montagem de circuitos elétricos experimentais.
- Gerador de tensão: Fornece em seus terminais um sinal de tensão, cujo valor é idealmente independente da carga.
- Osciloscópio: é um instrumento de medida eletrônico que cria um gráfico bi-dimensional visível de uma ou mais diferenças de potencial. O eixo horizontal do ecrã (monitor) normalmente representa o tempo, tornando o instrumento útil para mostrar sinais periódicos. O eixo vertical comumente mostra a tensão. O monitor é constituído por um "ponto" que periodicamente "varre" a tela da esquerda para a direita.
- Multímetro Digital: Aparelho que reúne as funções de amperímetro, voltímetro e ohmímetro, entre outras.
1. Voltímetro: Aparelho utilizado para medir a diferença de potencial entre dois pontos de um circuito.
2. Amperímetro: Aparelho utilizado para medir a corrente que flui num ramo de circuito.
Ohmímetro: Aparelho utilizado para medir a