000000000
Perfil da Associação de Moradores do Bairro
Líder: Carlos Henrique
Formação: Administrador
Objetivo: Impedir a construção da Gravadora
Alegação: Perturbação da ordem Pública
Argumentos: Barulho, Segurança e infraestrutura (trânsito).
Informações relevantes: Público conservador e questionador, que preza tranquilidade, sendo que a maioria são pessoas de 3ª idade.
Estímulos a Negociação: Tem a ideia fixa de que o bairro não necessita dos progressos advindos deste empreendimento.
Perfil da Gravadora
Negociador: Jorge Andrade
Formação: Estrategista de Negócios/Experiência em negociar em meio a conflitos.
Objetivo: Obter a liberação do empreendimento e instalar a gravadora no bairro.
Alegação: O progresso é inevitável
Estímulos a Negociação: Pode contribuir para melhorias no bairro, desde que, a negociação seja com benefícios para todos.
A publicitária Patrícia Caristo sabe que a menção de seu nome provoca arrepios nos corredores da prefeitura de Belo Horizonte. E que muitos por lá a consideram uma chata, chatíssima. Ela não liga e até se orgulha da fama adquirida. “Só os chatos conseguem as coisas”, diz. “São eles que têm coragem para confrontar e questionar.” Patrícia é dessas pessoas que estão sempre engajadas em alguma causa. No ano passado, integrou o Fica Fícus, um movimento contra a derrubada das árvores centenárias do bairro Santa Efigênia. De tanto pressionar, o grupo conseguiu poupar os espécimes contaminados pela praga da mosca-branca: a administração municipal voltou atrás na decisão e resolveu investir em um tratamento alternativo contra a chaga. A publicitária está à frente da Associação dos Cidadãos do Bairro Cruzeiro, criada em 2011, que conseguiu engavetar um polêmico projeto para transformar o mercado distrital em um empreendimento comercial com shopping center e hotel. Os dois casos nos quais ela se envolveu são provas de que a população consegue, sim, interferir nos rumos da cidade — mas,