ética e educaçao contra a violencia
RESUMO Esta resenha aborda as principais questões que permeiam a violência escolar, considerando a escola como um espaço para a formação ética e para o diálogo. A metodologia utilizada foi pesquisa bibliográfica a banco de dados da internet, livros e revistas científicas. Como resultado, pode-sê perceber que a violência na escola pode ser causada pela falta do diálogo e de um espaço justo e democrático na escola, que conduz ao bom convívio e a formação de cidadãos. O trabalho da ética aliada a educação deve ser, portanto, no sentido de instaurar este espaço na instituição escolar.
1 – INTRODUÇÃO É certo que a violência vem se tornando cada vez mais severa e brutal, entretanto não se pode considerar este fenômeno como decorrência da sociedade contemporânea. O que a caracteriza desta forma é a ausência do diálogo e de uma visão crítica, seja por parte das vítimas ou atores da violência. As principais instituições formadoras do ser humano, que teriam extrema importância neste diálogo, a família, a escola e os meios de comunicação, estão em completa desarmonia. Segundo Oliveira e Martins (2006): À medida que as duas primeiras se calam (a família e a escola) e os meios de comunicação não param de falar de maneira sensacionalista, a cultura da revolta diante do que choca, do que deveria espantar, transforma-se em cultura do show e do entretenimento.
As palavras, que deveriam interpelar e investigar a violência e fragilizam o estabelecimento da democracia e o cumprimento dos direitos civis. Assim a população apresenta-se de forma indiferente, amedrontada ou até mesmo cúmplice das práticas violentas. Práticas que acabam por violentar suas tentativas de tornar cidadãos. O objetivo deste artigo é, portanto, discutir a violência como um sintoma social e subjetivo e refletir o papel da instituição escolar .Para isto o texto se divide em quatro partes: a primeira trata-se de considerações