Inclusão social
Exclusão social: índios, negros, desigualdade econômica, pobreza, educação – qualidade de ensino, impossibilidade de estudar.
Saúde – visão; audição e deficiente físico (cadeirante, def. Mental)
- Alimentação / Locomoção: dois requisitos importantes na fase inicail escolar.
- Escola – fase inicial: as prefeituras são obrigadas por lei a colocar ônibus aos alunos, a fornecer merenda escolar.
- Falta de educação formal dos pais, dificulta a vida do filho.
- Na escola pública, o aluno que não aprende, não repete, se não desiste de estudar, assim é aprovado sem aprender. Por isso só 10 % dos alunos chega a faculdade.
- Professor do colegial sofre muito, poi tem que dar muitas aulas.
OFA – ocupantes de funções de atividades de 70 % quem tiver mais de 5 anos reprovados, ganha o valor de 10 aulas e não pode lecionar.
02 de março
Ética
Ética corresponde ao procedimento moral; existem algumas raízes de danificação da ética, religiosa, social, profissional.
Ética profissional: quando falamos em ética profissional, queremos falar de um procedimento comum que sempre as pessoas tem como objetivo: visar ao bem.
O profissional (professor) deixa de ser ético quando ensina errado, deixa de ter ética perante ao seus colegas quando fala mal deles.
O advogado deixa de ter ética quando perde prazo, quando que a causa é perdida e assume por causa do dinheiro. Ele só é punido quando perde o prazo, então tem que reçarsir o cliente, quando não apresenta prova, quando advoga para os dois adversários.
- A eutanásia (eu – bom, bem, tanásia – morte) = “Boa morte”. No Brasil, a eutanásia é crime; em alguns países não é. A ética depende dos locais. A ética social varia de acordo com a cultura de um povo.
Ética religiosa: Todas as religiões estão calcadas no princípio básico da ética: fazer o bem sentindo-se bem, mas as religiões prevém punição em cima dessa ética que as religiões foram construídas.
Ética formal: prevê punição: eu não faço tal coisa pois é pecado