T1
NOME DO ALUNO (A): Danielle de Souza de Santana
DISCIPLINA E TURMA: Pesquisa e Prática em Educação V
TEMA DA FUTURA PESQUISA: Violência na Escola
MODELO DE FICHAMENTO PARA O LEVANTAMENTO
DE REFERÊNCIAS PRELIMINARES
REFERÊNCIA:
BARROS, Jussara De. "Escola X Violência”; Brasil Escola. Disponível em <http://www.brasilescola.com/educacao/escola-x-violencia.htm>. Acesso em 27 de agosto de 2015.
ASSUNTO DO LIVRO OU ARTIGO: A violência é um problema que tem levantado vários questionamentos sociais que estão presentes nas ações fora e dentro das escolas, e se manifesta de diversas formas entre todos os envolvidos no processo educativo. Isso não deveria acontecer, pois escola é lugar de formação da ética e da moral dos sujeitos ali inseridos, sejam eles alunos, professores ou demais funcionários. Porém, o que vemos são ações coercitivas, representadas pelo poder e autoritarismo dos professores, coordenação e direção, numa escala hierárquica, estando os alunos no meio dos conflitos profissionais que acabam por refletir dentro da sala de aula.
REFERÊNCIA:
ABRAMOVAY, Miriam. Violências nas escolas. 4ªed. UNESCO, Instituto Ayrton Senna, UNAIDS, Banco Mundial, 2004.
ASSUNTO DO LIVRO OU ARTIGO: Violências nas escolas é um livro que apresenta um estudo analítico dos fenômenos de violência nas escolas, incluindo a descrição de muitas maneiras em que a violência se expressa, e exemplos explícitos de como a experiência de violência é vivida e sentida de acordo com os indivíduos envolvidos, em que as vítimas dos jovens estudantes não fazem parte necessariamente da comunidade escolar. Estes fenômenos incluem globalização e exclusão social. Não podem ser encontradas em simples medidas como muros, cercas, grades, detectores de metais ou contratação de segurança particular. As estratégias para solucionar este problema devem certamente atingir bases mais profundas a ser atingido e em um processo ao longo prazo, envolvendo cooperação entre