PESQUISA COMPLEMENTAR DE AC STICA Respostas
1- Defina o conceito de Lei da Massa acústica.
2- Explique a diferença entre propagação de ruído aéreo e propagação de ruído de impacto na arquitetura: o conceito de cada um deles cite exemplos e como fazer para evita-los caso a caso.
3- Mencione e explique algumas das técnicas construtivas para isolar o ruído aéreo e técnicas construtivas para isolar o ruído de impacto, lembrando-se de citar nomes de materiais e isolantes acústicos utilizados para tal.
4- Explique como uma parede de alvenaria densa e espessa reage ao ruído aéreo e como essa mesma parede reage a um ruído de impacto. Faça uma análise de sua compreensão à respeito da tabela de número 6 sobre Materiais Acústicos (disponível em slide em nossas aula de Conforto Ambiental – Aprender), abordando a diferença entre os dois tipos de ruído.
Respostas
1- O isolamento da superfície depende da sua massa, da sua inflexibilidade e da capacidade de amortecimento de ondas sonoras. Quando uma parede, janela, teto ou piso são submetidos a uma variação de pressão sonora, eles são forçados a vibrar. Essa vibração depende principalmente da massa da superfície (quanto maior a massa, menor sua capacidade de vibração). Por isso, paredes leves, do tipo divisório sem tratamento acústico, normalmente são menos eficientes como isolantes acústicos do que paredes de alvenaria. Por isso que, em ambientes separados por divisórias, sons vindos do ambiente vizinho são facilmente percebidos. A importância da massa do material varia com a frequência sonora.
2 - Os ruídos aéreos são os originados no ar e continuamente nele propagados; aqueles gerados no ar, e que provocam a vibração do ar adjacente à sua face oposta, elementos da edificação responsáveis pela transmissão dos ruídos aéreos para o interior são janelas, portas, paredes, pisos, tetos, frestas e fendas. Os ruídos de impactos também são vibrações que se propagam pelas estruturas, mas têm queda de intensidade, impactos como o martelo na