Osciloscópios
Osciloscópios
Objetivo
Promover uma familiarização com os osciloscópios Análogicos e Digitais, além de formas de onda, medidas em amplitude, intervalos de tempo, período e frequência.
Introdução
O Osciloscópio é um instrumento de muita utilidade em medidas elétricas, servindo também para análise de qualquer grandeza física sempre que for possível a conversão destas em grandezas elétricas. A operação de um Osciloscópio Analógico é baseada no deslocamento de um feixe de elétrons o qual provoca um ponto luminoso numa tela frontal com uma escala. Já os Osciloscópios Digitais mais modernos em o funcionamento baseado em conversão analógico para Digital (ADC – Analogic to Digital Convertion), armazenamento de dados em memórias eletrônicas e apresentação das formas de onda em Tela de Cristal Líquido (LCD – Liquid Cristal Display).
Figura SEQ Figura \* ARABIC 1 - Osciloscópio Analógico
Figura SEQ Figura \* ARABIC 2 - Osciloscópio Digital
Osciloscópio Digital
Ligou-se o osciloscópio digital, e um gerador de funções, configurando o seu uso para um sinal senoidal de 1kHz. Posterior a isso, foi montado um circuito composto de duas resistências de 1kΩ e o gerador de funções, parecido com o da figura 3 abaixo.
Figura SEQ Figura \* ARABIC 3 - Circuito composto de duas resistências de 1kHz cada
Após o fechamento desse circuito e a leitura do osciloscópio digital foi possível analisar e dizer que o OFFSET está operando de maneira incorreta, pois se zerado na entrada teria que zerar a saída automaticamente também, no entanto não foi isso que aconteceu.
Os valores encontrados do canal 1 foram:
CH1 – 50 CH2 - 50
2V/div 2V/div
+4,00 V (entrada) -4,00 V (entrada)
Ao aumentar o valor da frequencia, foi possível observar uma diminuição do período,