Fundamento de Rede e Cabeamento extruturado
1808 palavras
8 páginas
FUNDAMENTO DE REDE E CABEAMENTO ESTRUTURADO1. QUAL O PRINCIPAL PAPEL DO SERVIDOR DHCP E DNS?
DNS: Para facilitar a utilização de recursos de rede, os sistemas de nome como o DNS fornecem um método simples de mapear o nome amigável de um computador ou serviço com outras informações associadas a esse nome, tal como o endereço IP. Um nome amigável é mais fácil de aprender e memorizar do que os endereços numéricos que os computadores utilizam para comunicar através de uma rede. A maior parte das pessoas preferem utilizar um nome amigável (por exemplo, sales.fabrikam.com) para localizarem um servidor de correio electrónico ou servidor Web numa rede do que um endereço IP, tal como 157.60.0.1. Quando um utilizador introduz um nome DNS amigável numa aplicação, os serviços de DNS resolvem o nome para o respectivo endereço numérico.
DHCP: O protocolo DHCP serve principalmente para distribuir endereços IP numa rede, mas foi concebido à partida como complemento do protocolo BOOTP (Bootstrap Protocol) que é utilizado, por exemplo, quando se instala uma máquina através de uma rede (BOOTP é utilizado em estreita colaboração com um servidor TFTP no qual o cliente vai encontrar os ficheiros a carregar e copiar para o disco duro). Um servidor DHCP pode reenviar parâmetros BOOTP ou de configuração próprios a um dado hóspede. significa Dynamic Host Configuration Protocol. Trata-se de um protocolo que permite a um computador que se conecta a uma rede obter dinamicamente (quer dizer, sem intervenção específica) a sua configuração (principalmente, a sua configuração rede). Tem apenas de dizer ao computador para encontrar sozinho um endereço IP através do DHCP. O objectivo principal é a simplificação da administração de uma rede.
2. PARA QUE SERVE O PROTOCOLO NTP?
NTP significa Network Time Protocol ou Protocolo de Tempo para Redes. É o protocolo que permite a sincronização dos relógios dos dispositivos de uma rede como servidores, estações de trabalho, roteadores