osciloscópio introdução
1.1 - O Osciloscópio
O osciloscópio é um instrumento de medição que permite visualizar graficamente sinais eléctricos. Na maioria das aplicações, o osciloscópio mostra como é que um sinal eléctrico varia no tempo. Neste caso, o eixo vertical (Y) representa a amplitude do sinal (tensão) e o eixo horizontal (X) representa o tempo. A intensidade (ou brilho) do écran é por vezes chamada de eixo dos ZZ.
Um gráfico deste tipo poderá dizer-nos diversas coisas acerca de um sinal, nomeadamente:
• Permite determinar valores de tensão e temporais de um sinal.
• Permite determinar a frequência de um sinal periódico.
• Permite determinar a componente contínua (CC) e alternada (CA) de um sinal.
• Permite detectar a interferência de ruído num sinal e, por vezes, eliminá-lo.
• Permite comparar dois sinais num dado circuito, nomeadamente a entrada e a saída, permitindo tirar as mais variadas conclusões, tais como se um dado componente está avariado.
O osciloscópio tem um aspecto que se assemelha a um televisor, exceto pela grelha inscrita no écran e a grande quantidade de comandos. O painel frontal do osciloscópio tem os comandos divididos em grupos, organizados segundo a sua funcionalidade. Existe um grupo de comandos para o controlo do eixo vertical (amplitude do sinal), outro para o controlo do eixo horizontal (tempo) e outro ainda para controlar os parâmetros do écran (intensidade, focagem, etc.).
1.2 - Grandezas Elétricas
As grandezas eléctricas mais comuns que podem ser medidas através de um osciloscópio são:
• Período e Frequência
Se um sinal se repete no tempo, ele tem uma frequência de repetição. Esta frequência (f) é medida em Hertz (Hz) e é igual ao número de vezes que o sinal se repete por segundo (número de ciclos por segundo). Analogamente, um sinal periódico tem um período (T), que é o tempo que o sinal leva a completar um ciclo.
O período e a frequência são inversos um do outro, isto é, f = 1/ T. A figura serve como