O fordismo
Henry Ford foi um empresário norte-americano, fundador da Ford Motor Company. A importância de Ford é imensa na história da indústria, pois ele inventou a montagem em série na produção de automóveis , o chamado Fordismo.Ele foi um grande inventor e é responsável por 161 patentes. A linha de montagem conhecida como Fordismo, revolucionou a indústria e influenciou a ciência da administração, o que acelerou a produção de carros. Além disso, ele instituiu altos salários para os seus funcionários. Criou também o sistema de franquias, com várias empresas filiais espalhadas por todo o país e em vários continentes. Ford também inovou no tratamento com os funcionários, reduzindo as horas de trabalho e incentivando-os com sucessivos aumentos de salários. Ainda repartiu o controle acionário com os empregados, considerado algo revolucionário para a época.
Os princípios básicos do fordismo foram: Intensificação que tinha o objetivo de diminuir o tempo de produção com a utilização imediata dos equipamentos e matéria-prima adquirida e a rápida colocação do produto no mercado. Economicidade com o objetivo de reduzir ao mínimo o volume do estoque da matéria-prima em transformação, fazendo com que o automóvel fosse pago à empresa antes de vencido o prazo de pagamento dos salários e da matéria-prima adquirida,e a velocidade de produção deve ser rápida. E o princípio de produtividade que tem a intenção de aumentar a capacidade de produção do homem no mesmo período (produtividade) por meio da especialização e da linha de montagem. O operário ganha mais e o empresário tem maior produção.
Com a introdução da linha de montagem, o fordismo conseguiu garantir ao capital a determinação autoritária do trabalho, por intermédio da submissão dos trabalhadores à velocidade da linha de produção.
Pode-se afirmar que o modelo fordista para trabalhadores e capitalistas é de suma importância devido
Apesar do Fordismo ser a base de grande parte das