O fluxo de james
Um dos principais conceitos de James em Psicologia é o de "Fluxo de pensamento", que é como o filósofo norte-americano explica a consciência.
Para explicar esse conceito, quero que você se observe por um instante. Relaxe, de olhos abertos ou fechados e tente 'observar' seus pensamentos. Qualquer coisa que surgir é válida. Fique por alguns minutos nesse estado, se conseguir, antes de continuar a ler, ok?
E aí, fez? Como foi?
Provavelmente você percebeu, do seu modo, os 5 pontos do "Fluxo de Pensamento", conforme James comenta:
1) O pensar é algo próprio de uma consciência pessoal.
Ou seja, é você quem pensa, enquanto pessoa total, e não uma parte de você, seu "ego", ou seu corpo ou parte dele, ou algum outro fragmento do Ser. Quem pensa é sempre uma pessoa, na íntegra.
O agente do pensamento, como pessoa concreta, é alguém no tempo e no espaço, situado historicamente: por isso nossos pensamentos têm a ver com que experimentamos em nossas vidas, e dificilmente poderiamos pensar em "conceitos puros", em abstrações o tempo todo, como se esses pensamentos ocorressem em um vácuo (Não somos um vácuo, pois somos seres historicamente determinados).
Por isso experimentamos a noção de um Eu quando pensamos: porque quem pensa tem uma história, um corpo, uma individualidade que a distingue do ambiente e dos outros.
2) O pensar está sempre mudando.
Isso você deve ter percebido se tentou se concentrar em algo no exercício de introspecção que propus...
O pensar é um comportamento de baixíssimo custo de resposta, por isso é tão flexível, volátil, fácil de mudar e difícil de controlar. Começamos pensando uma coisa e, tal qual um trilha caótica, percorremos uma rede intricada de sons, imagens, cheiros, palavras, etc, que não tinham tanto a ver com