Desenvolvimento humano
Vivências Corporais
Professora Valéria Heydrich
Apostila de Brincadeiras
Caxias do Sul,
JOÃO A.V.MIARANDA
Apostila de jogos e brincadeiras vivenciadas durante as aulas de Vivências Corporais
Índice 1- Consciência corporal sem materiais 2- Vivência corporal sem materiais 3- Vivência corporal com arco 4- Vivência corporal com corda 5- Vivência corporal com bastão 6- Vivência corporal com banco sueco 7- Vivência corporal com balão 8- Vivência corporal com bola
Consciência Corporal sem material
Título: O mestre mandou.
Formação: Alunos dispostos pela quadra.
Desenvolvimento: Inicialmente o educador será o mestre, que será o comandante da brincadeira. Quando o mestre gritar “Mestre mandou” ele dará uma ordem para ser obedecida. Como por exemplo: “Mestre mandou colocar a mão na cabeça”, todos imediatamente deverão colocar as mãos na cabeça. Após, o educador pode escolher um dos alunos para ser o chefe e assim por diante.
Exemplos de comandos: “Mestre mandou” colocar a mão no pescoço, no nariz, na orelha, na barriga, no braço direito, no pé, no tornozelo, no dedão do pé, “Mestre mandou correr, pular, pular num pé só”...
Comentário: Essa brincadeira desenvolve a habilidade de locomoção em vários movimentos. Conseguimos verificar os conceitos de movimentos em relação ao esforço que a força é leve, no tempo rápido e no curso livre. Quando analisamos o conceito de movimento no espaço verificamos o nível médio, direções variadas e o alcance no esquema corporal é largo. Na relação com objetos não há e pessoas é individual.
Título: Pega-pega com partes do corpo.
Formação: Alunos dispersos pela quadra.
Desenvolvimento: Inicialmente será escolhido o pegador, o pegador terá que pegar os fugitivos com uma das mãos na sua cabeça. Quando ele conseguir encostar num dos fugitivos, o mesmo terá que colocar uma de suas mãos no local pego e ajudar o pegador. E assim segue a brincadeira.
Comentário: