Gfredes

1917 palavras 8 páginas
ESUMO – ANATOMIA I
CORAÇÃO
1- O coração é órgão central do sistema circulatório. Ele é envolto por uma membrana denominada pericárdio fibroso e seroso. O músculo do coração chama-se miocárdio. A camada interna do coração chama-se endocárdio.
2- O coração é formado por 2 átrios e 2 ventrículos (direitos e esquerdos), músculos papilares, cordas tendíneas, septos interventriculares, septos interatriais, óstios atrioventriculares (direito e esquerdo), válvulas mitral ou bicúspide e válvula tricúspide, aurículas direita e esquerda.
3- O átrio direito recebe através das veias cava superior e inferior todo sangue sem oxigênio, quando o átrio se enche abre-se a válvula tricúspide e o sangue passa para o ventrículo direito, que da mesma forma quando se enche fecha a válvula tricúspide com ajuda das cordas tendíneas presas aos músculos papilares para que não ocorra refluxo de sangue (suspiro no coração), passando pela válvula pulmonar o sangue vai para os pulmões onde ocorre a troca gasosa através das artérias pulmonares direita e esquerda, após a troca o sangue oxigenado vai para o átrio esquerdo pelas veias pulmonares superiores e inferiores direita e esquerda, o átrio se enche abrindo a válvula bicúspide ou mitral passando o sangue para o ventrículo esquerdo, onde quando se enche também fechando a válvula mitral, abre-se a válvula aórtica jogando o sangue para o corpo humano.
4- As valvas atrioventriculares, mitral (bicúspide) e tricúspide são formadas por 3 estruturas: cúspides, cordas tendíneas e músculos papilares. E as válvulas semilunares, pulmonar e aórtica, são formadas apenas por cúspides.
5- O SISTEMA DE PUKING ocorre da seguinte forma: o NÓ SINOATRIAL (localizado no átrio direito) envia o impulso para o NÓ ATRIOVENTRICULAR (localizado entre átrio e ventrículo direito), este tem a função de segurar o impulso para “esperar” acontecer a diástole dos átrios, passando para o FEIXE DE HISS que através de seus 2 ramos transmitirá o impulso para ventrículos e

Relacionados