Celulose
Sumário 1. INTRODUÇÃO 3 2. CELULOSE 3 3. AUMENTO DA PRODUÇÃO DE CELULOSE 4 4. RANKING 4 5.CONSUMO INTERNO 7 6. CONCLUSÃO 8 7. REFERÊNCIAS 8
1. INTRODUÇÃO
Dentro do setor florestal brasileiro, as florestas plantadas ocupam lugar de destaque como fornecedoras de matérias-primas diversas, sequestradoras de gás carbônico e uma das principais alternativas para minimizar a devastação das florestas nativas. Geradoras de emprego e renda se destacam como uma das principais opções para a recuperação de áreas degradadas. Quando associadas às matas nativas, são importantes instrumentos para a preservação da flora e da fauna. Quando associadas à agricultura e pecuária tradicionais, são fonte de renda extra a médio prazo e fixação do homem ao campo. Seus produtos são múltiplos e atendem aos proprietários rurais e florestais de diferentes escalas e dimensões.
2. CELULOSE
A celulose é o principal produto do ponto de vista econômico e social e que foi transformada em matéria-prima de primeira classe, para a produção de papel de escrita, impressão e “tissue”. Para isso foram necessários anos e anos de pesquisas dos setores acadêmicos e industriais brasileiros, expressivas integrações universidades-empresas e interações empresas-empresas. O resultado final desses esforços nas áreas florestal e industrial é a liderança mundial, que o Brasil atualmente ocupa na produção e exportação de celulose branqueada de eucalipto.
A celulose é uma das poucas commodities com a “dupla personalidade” de ser um produto industrial, de um lado, e matéria-prima, de outro. É o produto de uma transformação principalmente da madeira que, no caso do eucalipto no Brasil demandou, como nenhum outro gênero florestal no mundo todo, décadas de pesquisas intensas e desenvolvimento acelerado.
A Companhia Melhoramentos de São Paulo, pioneira no plantio de florestas para obtenção de celulose, curiosamente começou a plantar eucalipto, também para