Galvanoplastia
Superfície galvanizada
A galvanoplastia é um tratamento cujo nome homenageia o físico e químico italiano Luigi Galvani (1737-1798), que descobriu o galvanismo (eletricidade na contracção muscular). É o processo utilizado na Prateação, na Niquelagem, na Cromagem etc.
Como funciona
O processo da galvanoplastia consiste na transferência de íons a partir de um metal em um substrato para outra superfície (metálica ou não), através da eletrólise.
O objeto cuja superfície comer o pólo negativo de uma fonte de energia, o cátodo, onde ocorrerá a redução do metal que será depositado na superfície, enquanto o metal que sofre a oxidação deve ser ligado a um polo positivo, o ânodo.
No processo, as reações não são espontâneas. É necessário fornecer energia eléctrica para que ocorra a deposição dos elétrons (eletrólise). Trata-se, então, de uma eletrodeposição na qualrrente contínua enquanto o metal que dá o revestimento é ligado ao polo positivo.
Utilidade
* Proteção; * Melhora na condutividade; * Auxílio na soldagem; * Estética (aparência); * Aglutinação de partículas não condutoras de eletricidade; * Diminuição de atrito; * Aumento da dureza superficial; * Resistência à temperatura
Galvanização
A galvanização ou eletroformação é todo o processo de galvanoplastia em que metais são revestidos por outros mais nobres, geralmente para proteger da corrosão ou para fins estéticos/decorativos, assim, caso ocorra danificação, será sempre mais fácil trocar o material revestidor do que o revestido
Douração
Ao banhar de ouro um anel feito de alumínio:
1 - o anel será o cátodo ligado ao polo negativo da pilha enquanto no polo positivo (ânodo) deverá haver uma lâmina de ouro.
Esses eletrodos podem estar mergulhados numa solução aquosa de um sal de ouro, por exemplo, o Nitrato de ouro (III) (Au(NO3)3). Como há a lâmina, não é necessária uma concentração muito elevada. * Polo negativo (cátodo): Au3++ 3e- → Au} - semi-reação: