O filme O enigma Kaspar Hauser pela perspectiva da Análise do Discurso
Introdução (entendimento histórico do enigma de Kaspar Houser).
Kaspar Houser, um garoto que viveu desde sua infância dentro de um porão, onde foi alimentado por um individuo enquanto dormia, cresceu sem contato nenhum com seres de sua espécie.
Ao ser colocado no meio da praça da cidade de Nuremberg, Kaspar fica imobilizado apenas segurando uma carta na mão que o individuo que cuidara dele o deixou. Ao ser direcionado á casa do capitão de guarda, e direcionado ao estábulo, Kaspar é visto pelos moradores daquela cidade como um “ser estranho”, se afastando do que atualmente a sociedade vê e julga como ser humano normal. Kaspar é direcionado á casa do capitão, onde entram em contato com um casal de criança, que o ensina alguns conceitos básicos, como dar nomes á partes do corpo, etc. No começo se há uma grande dificuldade, mas há um desenvolvimento rápido de sua parte.
Kaspar foi enviado para a casa de um professor, como objeto de estudo, para ver até onde seu desenvolvimento se ampliaria. Quando vem lorde Inglês analisa-lo para levá-lo á Inglaterra, e Kaspar não passa á ele uma imagem de que estaria se adaptando as exigências da sociedade. Ao raciocínio logico que se padroniza a sociedade, um professor vai a sua casa para examiná-lo, lhe faz uma pergunta e deseja ouvir a resposta lógica, quando Kaspar responde de outra maneira que não seja a logica, simplesmente é considerado errado e inaceitável pela Lógica.
Ao ser atacado algumas pela segunda vez, por um homem misterioso, com uma faca no peito, Kaspar introduziram sua historia que nunca se findou, com sua paixão sobre dunas de areia, contando a historia de alguns viajantes que eram guiados por um cego e que se perderam no deserto, mas acabaram se achando, pois não passava de uma miragem e que o seu guia conseguiu localizar o caminho correto. Ao contar sua historia, onde para ele não havia terminado, no leito de sua cama faleceu. Ao ser