Fontes chaveadas
Pequeno livro sobre fontes de alimentação
Antes de começarmos a falarmos de como funciona uma fonte de alimentação é preciso saber qual a sua função. Uma fonte de alimentação tem a função de transformar uma tensão alternada, que vem da rede de alimentação, em tensão contínua, a mesma encontrada nas pilhas, de forma que possamos alimentar equipamentos eletrônicos com ela.
Veja a simbologia de uma pilha ou bateria:
Em sua casa de haver rádios que funcionam a pilha, talvez até TVs portáteis que funcionam a pilha, seu celular funciona a pilha ou bateria, muitos dos projetos que você fez ou fará poderá ser alimentado por pilhas, ou por uma fonte de alimentação.
Com isto quero dizer que uma fonte transforma a tensão alternada da rede elétrica em tensão contínua, que a mesma encontrada em pilhas e em baterias.
A vantagem da fonte é que você pode fazer uma que permita escolher qual o valor de tensão em sua saída.
E daí alimentar circuitos que precisem de diferentes valores de tensão, através de um simples ajuste.
O tipo de fonte que estamos fazendo não é uma fonte chaveada, é uma fonte com regulador em série. Isto quer dizer que a mesma corrente que passa pelo regulador passará pela carga, ou circuito que você alimenta. Podemos perceber que, quanto maior o consumo do circuito maior a corrente pelo regulador e, consequentemente, mais ele se aquece, por isto devemos ter como regra a seguinte consideração: Quanto maior o consumo de corrente maior deve ser o dissipador do regulador ou transistor driver de corrente.
Fazem parte de uma fonte de alimentação simples, que é o nosso propósito neste livro, alguns componentes. Vamos conhecê-los:
Trasnformador – tem a missão de abaixar a tensão da rede elétrica de 127 ou 220 VAC para uma tensão de acordo com o nosso projeto, vamos supor 15 VAC. Perceba que o transformador apenas abaixa o valor da tensão alternada (VAC) e não a transforma em continua. São feitos de enrolamentos de fios de cobre e núcleos de