Fontes Chaveadas
Eduardo Vieira 1; Adolpho Cezar Moreira Soares2; Anselmo Gomes Tramontin3
Resumo
O objetivo deste trabalho é apresentar conceitos de fontes de alimentação lineares e chaveadas a fim de fazer uma comparação entre ambas para expor suas vantagens e desvantagens relativas. Baseado em uma pesquisa teórica na área da eletrônica, fez-se necessário retomar os conhecimentos de alguns elementos da eletrônica para atender aos quesitos necessários ao entendimento do assunto abordado. Antes de iniciar a abordagem das vantagens e desvantagens de cada tipo de fonte de alimentação escolhido, é pertinente efetuar um estudo prévio que explicitará as partes constituintes de cada fonte para conceituar a pesquisa realizada e torná-la mais didática.
Palavras-chave: Fontes lineares; Fontes Chaveadas.
1. Introdução
Na eletrônica, assim como nas demais áreas, o uso da energia elétrica é indispensável. Sabe-se que a energia disponível geralmente provém da tomada, ou seja, tem forma de onda senoidal e uma tensão elevada para aplicações diretas em circuitos de baixa impedância ou resistência.
Assim se fez necessário elaborar uma adaptação desta energia disponível para ser usada em determinados circuitos. Esta adaptação é feita com o uso de fontes de alimentação.
Fonte de alimentação é um dispositivo eletrônico responsável por fornecer energia para o circuito, e possui três blocos de componentes elétricos: um transformador que é responsável por adequar a tensão alternada da rede ao nível correto de tensão alternada que se deseja; um circuito retificador,que se utiliza da associação de diodos para transformar a tensão alternada em uma tensão contínua ondulada fazendo com que a corrente flua por um único sentido apenas; e um filtro capacitivo para diminuir a tensão de ondulação, tornando-a mais pura.
Alguns tipos de fontes de alimentação apresentam reguladores de tensão a fim de controlar a tensão de saída do