Projeto de Pesquisa em Artes Cenicas
Professor Rogério Borges Elegibô
Objetivo Geral
Tendo como princípio filosófico o entendimento de que ler não é necessariamente produzir leitura e compreendendo que a produção de leitura consiste no processo de interpretação, desenvolvido por um sujeito-leitor que, defrontando-se com um texto, analisa, questiona com o objetivo de processar seu significado projetando sobre ele sua visão de mundo para estabelecer uma interação crítica como sinaliza Freda Indursky e Maria Alice Zinn, o objetivo desta disciplina é sensibilizar o sujeito – leitor para construção da textualidade a partir da produção de leitura oferecendo-lhe diferentes contatos de desenvolver a capacidade de ler e escrever, como forma de autoexpressão e apreensão do mundo, apurando o senso crítico em relação aos textos que consumem, motivando-o para a avaliação da realidade e de si mesmo e , sobretudo, estimulá–lo através de dinâmicas de leitura, para uma prática da mesma , onde pretende-se alcançar uma melhor fixação do vocabulário e a compreensão da multiplicidade de sentidos possíveis atribuíveis a um texto.
Estratégias e Habilidades
1.0 - Entender a produção de leitura como método que possibilita o movimento crítico da constituição do texto, pois é o momento privilegiado do processo da interação verbal. Aquele que os interlocutores produzem um processo de significação.
2. 0 - Construir a diferenciação metodológica entre as disciplinas de Literatura e Produção de leitura, contudo produzindo o entendimento de que mesmo a literatura ou qualquer outra disciplina podem produzir leitura nesta perspectiva conceitual.
3.0 Discutir como em uma perspectiva tradicional, os Estudos Literários se preocupam com a investigação dos movimentos literários e suas relações com a historiografia literária, enquanto que a Produção de leitura centra – se no texto em si, no estudo das estratégias utilizadas para a composição dos sentidos, utilizando os elementos