o exercício da filosofia e filosofar
Ser homem já significa filosofar. Mesmo que se deixe induzir já está fora dela para, isso necessitou de um caminho para nos manter no interior de seu âmbito, antes de irmos em direção de um caminho devemos filosofar para que não errasse, nos já carecemos de uma idéia do que é a filosofia.
Com isso surgem as dificuldades, pois não estamos completamente desligados da filosofia onde temos certos conhecimentos do que é tido por filosofia onde podemos nos orientar com as literaturas filosóficas, apenas não queremos conhecimentos filosóficos, mas sim os problemas, lógicas, teorias de conhecimento e outros, nos não estão de fora da filosofia, pois já temos uma bagagem de conhecimentos sobre a filosofia mesmo sem sabermos expressa-la, afinal a filosofia já esta em nos e nos sempre filosofamos mesmo sem saber, uma vez ou outra filosofamos por que existimos como homens.
O filosofar é do homem, já que Deus não pode filosofar por que a essência da filosofia é de um ser finito, o homem por ter um grau de lucidez pode se encontrar filosofando de diversas maneiras, a filosofia deve ser livre em cada um de nos e nos torna livres naquela conjuntura de denomina o agora de forma primaria e essencial a existência de um ser-ai , como escolher, querer, fazer e omitir.Um fato de poder reivindicar nossos direitos como cidadão isso faz do nosso ser-ai um liame, toda e qualquer decisão relativa à existência é uma irrupção no futuro do ser-ai. Se quisermos deixar a filosofia se tornar livre aqui e agora em nosso ser-ai e se a tarefa da filosofia é colocar é colocar a filosofia em curso então conquistaremos através dessa situação uma compreensão do que significa a filosofia.
A tarefa de conquistar a pré- compreensão da filosofia determina agora o nosso ser-ai, não implica se não for a com a filosofia se relaciona com a liderança, com a visão de um mundo e com a ciência?