Plano de Aula
Cultura Indígena
Cleiton José da Silva
OBJETIVOS GERAIS:
Perceber a formação social de um grupo, seus hábitos e sua integração com o mundo que o cerca. A relação do homem com o seu habitat.
Conhecer os tipos de brincadeira indígena. Valorizar as manifestações artísticas dos indígenas brasileiros
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Levantar questões comportamentais pertinentes à diversidade social e cultural no Brasil.
Perceber que faz parte deste contexto social e que carrega heranças desta diversidade.
Mostrar como os povos indígenas viviam, vivem e como produzem sua arte;
Dar ao aluno, a possibilidade de vivenciar e experimentar e concretizar o estudo e contextualizar a produção artística;
Produzir artes indígenas: mandalas, trançados, petecas.
JUSTIFICATIVA
A cultura indígena esta presente no nosso dia a dia, como: na fala, no alimento, no artesanato, nas brincadeiras, entre outros. Está inserido na cultura urbana de forma direta e indireta. E é importante que saibamos sobre seu modo de viver, suas tradições, seus hábitos e crenças. Estima-se que atualmente exista mais de duzentos povos indígenas no território brasileiro, número este que nos faz refletir quando pensamos nos quase 6 milhões que existiam em nosso país antes da chegada dos colonizadores.
Faz-se necessário a compreensão de que os índios abrangem populações muito diferentes entre si, que a categoria não se define somente por oposição aos brancos ou como um grupo homogêneo. É necessário entendê-los e respeitá-los. Suas organizações são diferenciadas do ponto de vista de costumes, organização, estruturas habitacionais, línguas, porte físicos e vários outros aspectos. Enfim, é necessário compreender estas diferenças, conhecê-los a fundo para buscar as soluções que garantam sua prosperidade futura e assegurem-lhe o direito de viver de acordo com seus costumes.
AVALIAÇÃO
Será feita através da observação e participação dos alunos em sala de aula, na confecção dos artesanatos e