O exercício cardiovascular.
Exercício Cardiovascular + Musculação + Dieta: A trilogia indispensável para uma boa forma física. Estes três factores devem estar presentes no seu a dia, sendo todos eles de elevada importância. Não querendo menosprezar o exercício físico, não há desporto que lhe valha sem uma alimentação saudável. É impossível emagrecer se ingere mais calorias do que aquelas que o seu corpo queima. Para emagrecer, tem de estar em défice calórico; depois, é necessário ensinar o corpo a utilizar a gordura corporal como fonte de energia. É aqui que entra a importância do exercício cardiovascular.
O que é o exercício cardivascular?
É o tipo de exercício físico que mantém a pulsação cardíaca e a respiração elevadas de forma constante durante a sua prática - correr, nadar, andar rápido, andar de bicicleta, remo, etc. A prática destes exercícios vai fazer com que o corpo aprenda a utilizar a gordura como fonte de energia, aumentando significativamente o metabolismo.
Estes excercícios físicos têm uma importância que vai muito para além da forma física, sendo também indispensáveis para a saúde e coração. A não-prática de exercício físico está associada a inúmeras doenças e morte prematura. Quer melhor razão para calçar um par de ténis?
«Se fizer exercício cardiovascular, emagreço?»
Seguindo a trilogia da Heavy Health, emagrecerá de forma correcta e saudável. O exercício físico vai naturalmente acelerar o metabolismo, mas isso não é desculpa para comer mais do que devia. Qualquer excesso será convertido em gordura. A ideia é que o corpo vá buscar energia à gordura corporal, não aos seus excessos na alimentação.
Não espere, naturalmente, resultados do dia para a noite. O emagrecimento de forma saudável é um processo lento, que requer muita dedicação e força de vontade.
Conselho Heavy Health: não acredite, nem se deixe entusiasmar por revistas que apresentam dietas ou planos de treino de "como emagrecer 6 kilos num mês." Esses títulos são