Rdc o mais rico miseravel pais do mundo
Eclitom Marcelino da Silva [1]
Como explicar uma nação que possui reservas naturais e minerais de valor incalculável baseado em diamante, ouro, cobre tendo ainda 80% das reservas de coltan, mineral que hoje é considerado o mais valioso que o ouro. Ao mesmo tempo ter o pior índice de desenvolvimento humano do mundo e um histórico de violação dos direitos humanos de seu povo. O que explica essa população não tomar parte dessas riquezas, vivendo no maior caos social e desordem civil, perpetuado desde sua origem por uma sucessão de ditadores e suas políticas de enriquecimento próprio, com uso desse patrimônio valiosíssimo para financiar suas políticas e guerras para a manutenção de seus governos.
São a partir de perguntas como essas, que esse artigo procura através da origem histórica, explicar o contraste que vive hoje a República Democrática do Congo.
Palavras-chave: Republica Democrática do Congo. Colonialismo. Guerras Civis.
Introdução
O presente artigo tem como objetivo tentar apontar as causas da Republica Democrática do Congo, um dos países apontado como mais rico quanto a reservas minerais no mundo viver em um estado de desordem civil, com a sua população sofrendo com miséria e violação de seus direitos humanos.
A República Democrática do Congo ou “RDC” é o terceiro maior país da África em extensão, uma região com enormes reservas de riquezas naturais, sobretudo na parte oriental do país. Riquezas essas compreendida em ouro, diamantes, cobre, cobalto, tântalo, estanho e outros minerais extremamente importantes o desenvolvimento de qualquer nação, ou pelo menos firmar esse país com um dos mais ricos exportadores e matéria prima do mundo.
Localizado no centro-oeste da África, com uma pequena porção de costa no Oceano Atlântico, Congo já foi a maior reserva de escravos no século XVI durante o período colonial.
O Congo segundo o Antropólogo Congolês Kabengele Munanga,