Fisiologia cardiovascular integrada: um exercício de laboratório
Rahul D. Patil, Sangeeta V. Karva, and Stephen E. Dicarlo Department of Physiology, Northeastern Ohio Universities, College of Medicine, Rootstown, Ohio.
AM.J.PHYSIOL.265 (ADV. PHYSIOL. EDUC. 10): S20-S31, 1993
Traduzido por: Profa. Danusa Dias Soares Adapatado por: Prof. Luiz Oswaldo C. Rodrigues e Profa. Danusa Dias Soares
Examinar as respostas hemodinâmicas ao exercício fornece uma oportunidade única de analisar e integrar a fisiologia cardiovascular, pois aprende-se mais sobre como um sistema funciona quando este é forçado a trabalhar, do que quando está em repouso. Nós desenvolvemos um exercício de laboratório que examina as respostas cardiovasculares ao exercício, em um indivíduo sedentário, um atleta, um indivíduo com quadriplegia e um indivíduo com coração transplantado. Estas populações especiais foram escolhidas devido às suas limitações e adaptações específicas, as quais influenciam diretamente a função cardiovascular. São fornecidos dados anatômicos e fisiológicos básicos sobre estas populações especiais, e os estudantes são desafiados a analisar e assimilar informações de gráficos, a responder questões, fazer cálculos e plotar gráficos. As respostas para as perguntas feitas são fornecidas no APÊNDICE.
INFORMAÇÕES BÁSICAS
As respostas cardiovasculares durante o exercício dinâmico são examinadas em quatro homens (30 anos de idade, 70 kg de peso) com limitações e adaptações específicas. Os indivíduos são diferentes no que refere à inervação para seus corações e vasos sanguíneos, à massa muscular disponível para o exercício e à eficiência do retorno venoso. A narrativa que se segue irá descrever as características específicas de cada indivíduo.
Indivíduo com Quadriplegia
O indivíduo com quadriplegia tem uma lesão espinhal transversa no nível C7-C8, resultando na perda do controle simpático e motor abaixo do nível da lesão. Entretanto, a inervação