O estado de Flow e sua influência no desempenho do líder
Objetivo geral :
Investigar e estudar a influência da psicologia da experiência excelente, do inglês "Optimal experience", no desempenho de um líder.
Objetivos específicos:
Introduzir os dois temas de forma incisiva e breve, ou seja, Flow e o desempenho do líder.
Localizar e reunir relações entre o Flow e o desempenho do líder.
Introdução
Existe uma mística em volta de certas pessoas que transformaram o modo como vivemos. Algumas pessoas conseguem mudar drasticamente a vida das pessoas. Nesse trabalho proposto há uma preocupação em investigar o líder e como eles chegam a atingir seus resultados, poderíamos nos estender em diversas frentes para entender o líder mas proponho aqui apenas uma lente. Iremos enxergar o líder e mais especificamente o seu desempenho através de seus constantes estados de concentração máxima que faz com que o líder tenha essa aparente áurea de iluminado. Nesse estado que vez ou outra algumas pessoas vivenciam é possível estar extremamente concentrado de maneira a não se esforçar muito, se sentindo livre de preocupações do seu dia a dia assim como frustrações e seu senso de consciência quase ou praticamente desaparece. Nesse estado relata-se um senso de tempo alterado e quando a experiência chega ao fim o senso de si próprio emerge com maior intensidade. Portanto podemos imaginar o quão importante é essa experiência que se continuamente utilizada pelas pessoas poderá criar uma diferença de desempenho se comparado a outros que não a vivenciam frequentemente.
A sensação de bem-estar proporcionada pelo flow deve-se ao fato de o corpo e a mente estarem trabalhando em harmonia. A condição para a ocorrência da experiência do flow é o equilíbrio entre desafios e habilidades, sendo o trabalho um de seus principais facilitadores (CSIKSZENTMIHALYI, 2004).
O conceito de flow, experiência máxima, fluir, experiência do fluxo ou negaentropia psíquica