ATPS Comportamento Organizacional
POLO DE ITAPIPOCA
ADMINISTRAÇÃO – 1ª SÉRIE
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
CARLOS RAFAEL PACHECO DA SILVA- 419098
CAMILA GOMES MOURA- 432548
ZENEUDA ALVES DE FREITAS-440872
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA – ATPS
TUTOR A DISTANCIA : YAEKO OZAKI
ITAPIPOCA, ABRIL DE 2013.
INTRODUÇÃO Existem dois elementos essenciais para os estudos em Comportamento Organizacional; são eles: a “pesquisa”, pois se trata de uma área que existe investigação constante, e a “interdisciplinaridade”, pois CO é uma área de conhecimento provenientes de muitas disciplinas das Ciências Comportamentais, que apesar de ainda recentes em relação às Ciências Biológicas e Físicas, contribuem essencialmente para se conhecer o comportamento do indivíduo, do grupo e das organizações de uma forma geral.
O conhecimento tornou-se o meio de produção por excelência e ele é propriedade não da organização, mas sim do trabalhador do conhecimento e uma sociedade do conhecimento exige, por definição trabalhadora do conhecimento ajudando os administradores a: Explicar, Prever e Controlar o comportamento humano.
O Comportamento Organizacional preocupa-se com o estudo do comportamento, das atitudes e do desempenho dos trabalhadores em um ambiente organizacional; o efeito da organização e do grupo informal sobre as percepções, sentimentos e ações dos trabalhadores; o efeito do ambiente sobre a organização, seus recursos humanos e objetivos; e o efeito dos trabalhadores sobre a organização, no que tange a sua eficiência, eficácia e efetividade.
O comportamento Organizacional ajuda os administradores a serem acima de tudo líderes: Explicando, Prevendo e Controlando o comportamento humano.
Capitulo 1
Comportamento Organizacional consiste no estudo sistemático do comportamento humano focando ações e atitudes dos indivíduos, grupos no ambiente das organizações. No intuito de alcançar produtividade, reduzir o absenteísmo e a rotatividade e promover a