Motivação
A motivação é uma força interna que estimula o comportamento das pessoas e as leva a agir de determinada maneira. A motivação varia de uma pessoa para outra e também varia na mesma pessoa, através do tempo. Uma pessoa pode estar mais motivada do que as outras, ou pode estar mais motivada em um momento e menos em outra ocasião. Além das diferenças individuais, existem as variações no mesmo indivíduo em função da situação e das circunstâncias. Assim, motivação é a vontade de exercer um alto nível de esforço em direção à determinados objetivos organizacionais ou pessoais, condicionada pela capacidade de satisfazer alguma necessidade individual. Portanto, os três elementos básicos para nós são: esforço, objetivos organizacionais e satisfação das necessidades.
PROCESSO DA MOTIVAÇÃO
A motivação nas pessoas inicia-se com a aparição de uma série de estímulos internos e externos que fazem surgir às necessidades. Quando estas se concretizam em um desejo específico, orientam as atividades ou a conduta na direção de alcançar os objetivos e a satisfação das necessidades.
[pic]
Se aplicarmos o processo de motivação no ambiente comercial, a empresa, entre outros estímulos e incentivos, poderia iniciar a motivação dos vendedores realizando, por exemplo, uma política de promoções internas. Isso faria com que surgisse uma necessidade que se concretizaria no desejo de ser promovido. De maneira geral, podemos estabelecer uma distinção entre dois tipos de motivações: • Motivação intrínseca: É aquela em que a ação é um fim em si mesmo e não pretende prêmio algum ou recompensa exterior à ação. O funcionário se considera totalmente auto-motivado.
• Motivação extrínseca: Surge como conseqüência da existência de fatores externos; isto é, tendo como referencia algum elemento de motivação do tipo econômico. É claro que se a empresa conseguisse que sua estrutura comercial ficasse motivada