O estado da Arte da Contabilidade Gerencial
Contabilidade gerencial é o processo de identificar, mensurar, relatar e analisar as informações sobre os eventos econômicos da organização. Um exemplo claro de informação contábil gerencial são as despesas relacionadas a um departamento operacional, como a padaria de um supermercado. A informação contábil gerencial é uma das principais fontes para tomada de decisão e controle nas organizações.
Muitas vezes a informação gerencial se torna financeira, isto é dominada em uma moeda como o dólar ou euro. Mas recentemente, a informação contábil gerencial expandiu-se para envolver a informação operacional ou física (não financeira). Muitos não tem o conhecimento a fundo para identificar a diferença entre a contabilidade financeira e contabilidade gerencial. A contabilidade financeira lida com a elaboração e a comunicação de informação econômica sobre uma organização ao público externo, e a informação contábil financeira comunica ao público externo as consequências das decisões e as melhorias de processos feitas por administradores e funcionários. E a contabilidade gerencial deve fornecer informações econômicas ao publico interno, dessa forma as empresas são muito discretas na elaboração de seus sistemas de contabilidade gerencial, os gerentes devem usar essa discrição para desenhar sistemas que forneçam informações para ajudar a tomas boas decisões sobre os recursos financeiros, físicos e humanos da organização.
Pode ser abordado que a informação contábil gerencial orienta várias funções organizacionais diferentes, como: - Controle operacional, custeio do produto, controle gerencial e controle estratégico. E além disso a informação é necessária, principalmente para controlar e melhorar as operações da organização. Um dos métodos gerenciais mais conhecidos é o DuPont, pois com a criação desse método a corporação DuPont, pode adquiri matérias-primas de fornecedores e as processar através de vários estágios para produzir