Resumo1 metodologia
Introdução: uma discussão sobre a natureza teórica e doutrinária da Contabilidade, mesmo considerando que a comunidade contábil tenha comemorado publicação da obra de Luca Pacioli, ainda não existe unanimidade sobre a natureza da disciplina contábil. Por um lado, existem grupos de pensadores contábeis que defendem que a Contabilidade é uma técnica ou uma arte; por outro, existe um grupo que defende a sua natureza.
Vem centrando as atenções de outras áreas da comunidade contábil, como as associações profissionais, pois esta polêmica terá um reflexo direto nos blocos econômicos (Mercosul, Nafta, Comunidade Econômica Europeia, etc.) que buscam os mercados comuns, pois, dentro destes blocos "sem barreiras", ambiciona-se a unificação de normas e procedimentos contábeis.
CONTABILIDADE COMO UMA DISCIPLINA AUTÔNOMA
O final do século XX marca uma nova realidade informacional para a Contabilidade, especialmente após a criação da rede mundial de Contabilidade na lnternet. Hoje, uma informação contábil não possui mais fronteiras espaciais e temporais. A rede mundial de Contabilidade possui alguns servidores que permitem o acesso à informação contábil a qualquer hora e em qualquer parte do planeta.
A CONTABILIDADE COMO UMA ARTE
Os primeiros tratadistas contábeis centraram suas atenções no estudo das contas, especialmente nas formas de registro, ou seja, como afirma Viana, a