Estudante
Ao
Excelentíssima Senhora Presidente da República
Dilma Vana Rousseff
Senhora Presidente
Lei de Diretrizes e Bases
Vejo e faço minha avaliação de forma laical sobre a Lei de Diretrizes e Bases nos títulos I, II e III que está defendendo os direitos, determinando a responsabilidade do estado e da família para garantir as melhores formas de educação para os estudantes. Mas as coisas na pratica vejo oposição em alguns aspectos. No artigo 1º diz: “A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais”. A educação familiar tem um objeto de formação e construção de cidadãos éticos. Os seres humanos tem responsabilidade de desenvolver uma civilização justa. Tudo isso começa dentro de sua casa desde da chegada da criança a esse lá. Os seres humanos não nasceram sozinhos, no entanto, vejo o valor da educação dos pais que passam para seus filhos como coisa muito importante.
No artigo 3º e inciso I diz: “igualdade de condições para o acesso e permanência na escola”. Então é bem claro que a educação é direito de todas as pessoas independente de sua classificação social, da raça que seja branca, negra, opção sexual que seja heterossexual ou homossexual, da etnia que seja indígena, afro-brasileiro etc.
No artigo 3º e inciso II diz: “liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber”. Mas ás vezes isso está longe da pratica quando existem professores despreparados para lidar com a diversidade na sala de aula. Não entendo a dificuldade de aprendizagem de alguns alunos. Caba usando comunicação que chega dificultar o aluno aprender. Existe docente que se sente dono do conhecimento contendo os seus alunos dentro da sala de aula. No pleno século 21 e na era da informática existe