FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS
Fundamentos das ciências sócias
CURSO: ADMINITRAÇÃO
DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAS
PROFESSORA: JULIANA AVELA R
ALUNOR: EDSON DA SILVA PIRES
TURMA:
• O QUE FOI O DARWINISMO SOCIAL?
Durante o século XIX, países da Europa, como Inglaterra, França, Alemanha, e Itália, se apoderaram, dominaram e conquistaram áreas da África e da Ásia cujos costumes sociais e própria sociedade eram diferentes das sociedades capitalistas europeia. Nesse sentido, foi bastante intensa a atuação e tentativa dos europeus sobre os povos conquistados (aos que julgavam atrasados) na tentativa de lhes impor os costumes e valores da sociedade industrial europeia, pois acreditavam que o modelo europeu representava a modernidade o avanço, o paradigma mais alto de uma organização social.
Os europeus tomaram por base muitas das ideias de Charles Darwin sobretudo as que tentam explicar a evolução biológica das espécies. A aplicação destas concepções fez surgir o chamado darwinismo social. O darwinismo social é a crença de que as sociedades podem mudar, evoluindo sempre de um estagio inferior para outro superior, aperfeiçoando-se e garantindo a sobrevivência dos indivíduos e das sociedades mais evoluídas.
• QUAL A RELAÇÃO ENTRE O DARWINISMO SOCIAL E O COLONIALISMO DA
EURO A maior força intelectual que deu apoio e justificação para controle europeu da África foi o “Darwinismo Social”, usando sua teoria para justificar conflitos e de exploração do homem na época da colonização da África. É derivado da teoria de Charles Darwin da evolução e que ele chamou de "sobrevivência do mais apto". Darwin argumentou que em um mundo de competição feroz por recursos limitados, os fortes sobrevivem e evoluir para formas superiores, enquanto perecem os fracos.
"A sobrevivência do mais apto" e "seleção natural" foram duas vertentes do darwinismo que foram mal interpretados para justificar a exploração, a dominação e subordinação de outras raças qualificadas como