Fundamentos das Ciências Sociais
Aula 2 – A sociedade como objeto e os usos e abusos da cultura.
I - A investigação científica da sociedade: as assim chamadas ciências sociais. Problemas sociais e sociológicos. Indivíduo e sociedade.
a) Definir as Ciências Sociais e descrever as áreas de conhecimento que as constituem.
Por ciências sociais entende-se o conjunto de saberes relativos às disciplinas de Antropologia, Ciência Política e Sociologia.
A Antropologia estuda as diferentes culturas do homem, os diversos grupos sociais, culturais ou étnicos e as transformações ocorridas em função da interação entre os grupos.
A Ciência Política estuda os sistemas de poder, as instituições e os partidos políticos de um país, o comportamento e as políticas públicas em suas diversas fases (elaboração, implantação e avaliação).
A Sociologia investiga as relações sociais, as estruturas e a dinâmica das sociedades modernas, analisando os processos históricos de transformação das organizações sociais.
b) Entender o enfoque específico utilizado pelas Ciências Sociais na análise da sociedade.
O objeto de estudo das ciências sociais são as relações que os homens estabelecem entre si vivendo em sociedade; isto é, não é algo objetivo, antes resultam de valores, costumes e representações histórico-culturais. Indicam também a constante mudança dos acontecimentos analisados pelos cientistas sociais, seja pelo seu dinamismo e sua transformação no tempo e espaço, seja também porque são objetivos, uma vez que partem de significações dadas socialmente.
c) Investigar as possíveis interpretações e ocorrências na atualidade sobre a diferença entre o campo do saber das ciências da natureza e das ciências sociais.
Ciências Sociais
Ciências Naturais
Fato
Complexo
Simples
Evento
Dificuldade no isolamento
Facilidade no isolamento
Ambiente de estudo
Sociedade
Laboratório
Condição
Subjetivo
Objetivo
Observador
Parcial
Imparcial
Assim, para a Ciência Social