dadaismo
Sua motivação não era a de ridicularizar o mundo da arte, mais sim destruí – lo.
Os dadaístas originais eram consumidos por um odeia que havia sido provocado pela hedionda carnificina da primeira guerra mundial. Eles ferviam de descontentamento e cinismo pelo que viam como suas causas.
Os dadaísmos oferecia uma alternativa baseada na conduta irracional, ilógica, desordenada.
Hugo Ball (1886 – 1927):
- Jovem escritor alemão, fugiu para a neutra Zurique, na Suíça, durante a Primeira Guerra Mundial. Uma vez estabelecido, Ball, pianista e teatral, abriu um clube de artes como objetivo de proporcionar um espaço que permitisse a homens independentes acima da guerra e do nacionalismo viver suas ideias.
- Foi o nascimento do Cabaré Voltaire, uma sala nos fundos de uma taberna. Por acaso ficaria localiza na mesma tua onde Vladimir Lenin estava morando e traçando seus planos para um novo clube.
“Cabaré Voltaire: Sob Este nome foi formado um grupo de jovens artistas e escritores cujo objetivo é criar um centro de entretenimento artístico”. A ideia do cabaré será convidar artistas a compar4ecer e apresentar números musicais e leituras nos encontros diários, Os jovens artistas de Zurique, seja qual for sua orientação, estão convidados a dar sugestões e contribuições de todos os tipos.
Tristan Tzara (1896-1963)
- Um dos artistas que aceitaram o convite de Ball foi o poeta romeno Tristan Tzara. Um jovem intenso e raivoso, tornou se logo amigo de Ball. Juntos criaram um movimento anárquico que levaria ao surrealismo, pop art., estimulou a geração beat, inspirou o punk e hoje é base para a arte conceitual.
O dadaísmo:
- Contra a sociedade, contra a religião e acima de tudo contra a arte. O movimento dadaísta negava e desprezava os movimentos modernistas, como o futurismo do qual haviam emergido.
- Apesar de toda sua ideologia contra o