Contabilidade Gerencial
A contabilidade Gerencial é uma ferramenta indispensável para a gestão de negócios. Há tempos, os usuários de contabilidade e responsáveis pela gestão de empresas se convenceram que o valor das informações contábeis vai além do simples cálculo de impostos e atendimento de legislações comerciais e tributárias.
Contabilidade Gerencial, resumidamente, é a utilização dos registros e controles contábeis com o objetivo de gerir uma empresa.
A gestão de empresas é um processo complexo e amplo, que necessita de uma adequada estrutura de informações - e a contabilidade é a principal delas.
A contabilidade gerencial tem como base a escrituração regular dos documentos, contas e outros fatos que influenciam o patrimônio empresarial, ou seja, a contabilidade financeira.
Utilizando a contabilidade, para fins gerenciais, podemos destacar como ferramentas, a Projeção do Fluxo de Caixa, a análise de indicadores, cálculo do ponto de equilíbrio, determinação de custos padrões, planejamento tributário e elaboração e controle de orçamentos entre muitos outros.
O problema principal, discutido no presente trabalho é a questão da relevância dos dados contábeis para o gestor na tomada de decisões. Demonstrará a importância da Contabilidade financeira e gerencial na administração das empresas, e o papel do contador como principal facilitador dessa tarefa.
É fato que muitas vezes nas empresas verificamos que as decisões são tomadas com base no sentimento ou na maioria das vezes, por improvisação ou empolgação; por isso há necessidade de demonstrar a essas empresas a importância da contabilidade gerencial e como ela pode auxiliar a administação com o fim de fornecer ferramentas para a gestão e tomada de decisões.
Este trabalho corresponde ao desenvolvimento de uma pesquisa que investiga a importância da contabilidade gerencial para as empresas, orientando se pelo estudo e identificação de ferramentas gerenciais que possam ser aplicadas afim de que possam orientar as