CONTABILIDADE GERENCIAL
Rodrigo Dias das Chagas
Universidade Estadual de Ponta Grossa
RESUMO
O Atraso na entrega de serviço é comum em vários ramos de atividades, pensando em conter estes atrasos foi criado um processo gerencial, onde de maneira simples e objetiva, os funcionários de uma pequena empresa de comunicação visual puderam se organizar melhor e entregar mais serviços em dia. Dessa forma puderam fidelizar mais clientes, aumentando assim o lucro da empresa.
INTRODUÇÃO
Sendo áreas correlatas, a contabilidade e a administração em um único profissional se tornam uma arma poderosa, capaz de gerenciar e baixar custos ao mesmo tempo, otimizando produção, tempo e, consequentemente, maximizando lucros. Este estudo procura comprovar através de um processo gerencial, em pequena escala, aplicado a uma empresa em ambiente real.
1 CONTABILIDADE GERENCIAL
De acordo com o Sebrae, cerca de 60% das empresas fecham as portas até o segundo ano. Inúmeras são as deficiências que as levam ao fracasso, dentre elas está a falta de um controle eficiente de produção. Para Filho e Olinquevitch (1995, p. 252), “É comum os empresários brasileiros justificarem que o custo é elevado para ter um sistema eficaz de controles gerenciais nas empresas”, e nesse pensamento muitos empresários escolhem trilhar seu próprio caminho, sem ajuda especializada.
Conforme citação em Padoveze (2006, p. 53) apud. Francia (1992, p. 4):
“Segundo a Associação Nacional dos Contadores dos Estados Unidos, através de seu relatório 1ª, “Contabilidade Gerencial é o processo de identificação, mensuração, acumulação, análise, preparação, interpretação e comunicação de informações financeiras utilizadas pela administração para planejamento, avaliação e controle de uma organização e para assegurar e contabilizar o uso apropriado de seus recursos.”
Percebe-se nessa citação a importância do profissional contábil atuando em empresas de modo eficaz, demonstrando que o antigo