VECA
A personalidade é formada durante as etapas de desenvolvimento psico-afetivo pelas quais passa a criança desde a gestação. Para a sua formação incluem tanto os elementos geneticamente herdados (temperamento) como também o adquirido no meio ambiente no qual a criança está inserida.
São várias as teorias que discutem sobre a personalidade tanto quanto as controvérsias, temas de discussões presentes em toda história da filosofia, psicologia, sociologia, antropologia e medicina geral.
Freud: O Pai da Psicanálise (Estudos da mente Humana)
Uma das escolas de grande destaque no estudo da personalidade é a psicanálise de S. Freud, que sustenta que os processos do inconsciente dirigem grande parte do comportamento das pessoas. Outra escola importante foi a do americano B F Skinner que sustenta a tese de que a aprendizagem se dá pelo condicionamento.
Desde a gestação, as crianças já se encontram em condições ambientais distintas, sofrendo com a ação dos estresses do dia a dia e apresentando comportamentos particulares. A antropóloga Margareth Mead (2001) estudou o comportamento de duas tribos indígenas da Guiné e percebeu que apesar de ambas terem as mesmas características étnicas e viverem no mesmo lugar apresentavam comportamentos diferentes. Uma era mais hostil e competitiva, ao passo que a outra era mais amistosa, pacífica e cooperativa, demonstrando assim, um comportamento particular e ponto de vista de cada um sobre a mesma ocorrência.
Uma outra definição de personalidade seria então:
“A organização dinâmica dos traços no interior do eu, formados a partir dos genes particulares que herdamos, das existências singulares que suportamos e das percepções individuais que temos do mundo, capazes de tornar cada individuo único em sua maneira de ser e desempenhar o seu papel social.” (BALLONE, 2003)
Compreender os aspectos e a dinâmica da personalidade humana também não é