etica e moral
Juliana Magano Maia Roséli Godói
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Ciências Contábeis (CTB 0167) – Prática do Módulo I 10/12/2013
Ética e Moral
Ética e moral são assuntos diferentes, porém totalmente interligados, muitas vezes até bem difíceis de distinguir um do outro, dependendo da situação e do ambiente. Demonstrarei de uma forma objetiva o conceito de cada termo, citando exemplo e mostrando diversos pontos de vista para que possamos avaliar e entender a importância de cada um. Falarei de ética e moral em ambientes diferentes, com ênfase principalmente no ambiente profissional, no qual nos desenvolvemos e convivemos diariamente com pessoas e situações diferenciadas.
CONCEITOS DE ÉTICA
A palavra ética significa modo de ser, caráter, e vem do grego “ethos”. Ser ético é ser uma pessoa de acordo com os padrões, que segue o que é determinado por uma sociedade como correto, como justo, é fazer sempre o que será o melhor para todos, o que não irá gerar atritos, assumir seus erros, ser flexível, mantendo assim a harmonia e o bem-estar da sociedade em que se vive.
CONCEITO DE MORAL Moral é uma palavra de origem latina, que vem de “moris”, que significa costumes. Moral é o conjunto de costumes, regras, crenças, normas ou valores de um indivíduo ou da sociedade em que ele vive. Estas normas ou regras servem como um guia, para que as pessoas saibam diferenciar o que é certo ou errado, o que é do bem ou é do mau, podendo assim estar sempre agindo da melhor maneira em respeito aos demais e a elas mesmas.
ALGUNS MANDAMENTOS ESSENCIAIS PARA TER ÉTICA NAS ORGANIZAÇÕES: • Seja sempre o mais honesto, sincero e digno possível; • Não faça nada quando estiver sozinho que não pudesse ser feito perante sua equipe ou sua chefia; • Esteja sempre tranquilo, disposto a ouvir críticas, sugestões ou até mesmo elogios; • Não mexa no que não é seu, na mesa do colega, no e-mail, nos arquivos sem que tenha autorização, sem que a pessoa esteja junto,