Justica social
Adlana Costa Monteiro* Diego Ferreira Santos* Fábio Fernandes do Nascimento* Juliana Bicalho* Lúcio Moroni Borges* Tânia Lúcia Vilaça Santos
“... um dos argumentos mais poderosos em favor da liberdade política reside precisamente na oportunidade que ela dá aos cidadãos de debater sobre valores na escolha das prioridades e de participar da seleção desses valores.”
Amartya Sen – Desenvolvimento como liberdade.
Resumo
O presente artigo tem a intenção de apresentar os conceitos e fundamentos básicos da justiça contemporânea. Para tanto, procuramos demonstrar que a promoção da igualdade e da liberdade é capaz de gerar equilíbrio e justiça social para os menos favorecidos. O que reflete na maximização das liberdades básicas capazes de promover a dignidade humana. Na feitura deste, foram utilizados os princípios de justiça considerados fundamentais por John Rawls para transformar as estruturas sociais e quebrar o ciclo capitalista disseminador da pobreza – princípios da igualdade e da desigualdade. Possibilitando, desta forma, a geração de riquezas compartilhadas capazes de suscitar a igualdade e as liberdades básicas dos povos.
Palavras-chave: Desenvolvimento como liberdade. Justiça social. Princípio da liberdade. Apartheid social. Desigualdades sociais. John Rawls.
Acadêmicos de Direito do Centro Universitário Newton Paiva – Belo Horizonte.
2
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO ...................................................................................................... 5 2 A JUSTIÇA ........................................................................................................... 5 3 JUSTIÇA SOCIAL ................................................................................................ 8 4 CONCLUSÃO ....................................................................................................... 9 REFERÊNCIAS