Conceito de litratura
Departamento de Letras Estrangeiras
Curso: Licenciatura em Letras - Inglês
Aluna: Andréia Araújo Oliveira
Conceito de literatura
Há séculos atrás se vem buscando uma definição concreta sobre literatura, porém as respostas são sempre provisórias, pois, a cada tempo surgem novos conceitos. Segundo a autora Marisa Lajolo, em seu livro O Que é Literatura, já foram analisados vários critérios para identificar a literatura, como: o tipo de linguagem, os próprios textos e até mesmo uma identificação do autor sobre a obra, porém uma completa a outra e dificilmente se chegará a um acordo. Várias pessoas buscaram essa definição com o intuito de ter um maior domínio sobre os textos lidos.
Marisa aponta também que para que uma obra seja considerada literatura ela precisa ter certa tradição cultural e um apoio de setores especializados. A escola é um setor importante, pois há séculos vem sido avalista dos livros que circulam por aí, talvez por isso a literatura tenha tanta importância nas escolas e seja bastante estudada, pois lá são analisadas e indicadas as leituras aos alunos. Apoiados no conceito de literatura proposto pelo dicionário Aurélio, há quem pense que a literatura é aquilo que se escreve, pois segundo ele, a palavra literatura deriva do latim: littera, que significa letra.
No estudo da literatura costuma-se dividir a produção literária de um país em Eras, e essas Eras se dividem em fases menores chamadas de escolas literárias ou estilo de época. Estas delimitam períodos da história da literatura nos quais os contextos político-econômicos e os fatores sócio-culturais se manifestam no comportamento, nos costumes, na arte e, portanto na produção literária em si, refletindo dessa forma, um conjunto variado de características comuns que repassam as obras dos diversos autores de maneira de conceber o mundo e expressar a realidade. Deste modo os marcos que dividem as escolas literárias costumam coincidir com as