O ESPAÇO URBANO - FICHAMENTO
O presente estudo aborda a cidade.
O interesse em conhecer e atuar sobre a cidade deriva do fato de ser o lugar onde vive uma grande parcela crescente da população. Mas também por ser o lugar onde há os investimentos de capital que são maiores, seja em atividades localizadas na cidade, seja no próprio urbano, na produção da cidade. E pode-se acrescentar que a cidade é o principal lugar dos conflitos social e também considerado como espaço urbano, pois ela é analisada a partir de mapas de grande escala.
A cidade como espaço urbano, possui uma análise geográfica feita de diferentes modos, de acordo com as diversas correntes do pensamento geográfico. E assim, portanto, insere que o espaço urbano pode ser analisado como um conjunto de pontos, linhas e áreas e há outro modo possível de análise considera-o como forma espacial em suas conexões urbano, e ainda nesse pensamento o espaço urbano, como qualquer outro objeto social, pode ser abordada segundo um paradigma de consenso ou de conflito.
Segundo o autor, (Roberto Lobato Corrêa), o espaço urbano é o espaço de uma grande cidade capitalista que se constitui, em um primeiro momento de sua apreensão, no conjunto de diferentes usos da terra justapostos entre si. Pois pode-se inserido que tais usos podem definir as áreas, como o centro da cidade, pois é nela que se concentram as atividades comerciais, de serviços e de gestão, áreas industriais, áreas residenciais distintas em termos de forma e conteúdo social, de lazer e, entre outras, aquelas de reserva para uma futura expansão, ou seja, a organização espacial da cidade, ou somente, o espaço urbano, que pode aparecer como apenas espaço fragmentado.
O espaço urbano é fragmentado e articulado, pois suas relações manifestam-se empiricamente através de fluxos de veículos e de pessoas associados às operações de carga e descarga de mercadorias, aos descolamentos quotidianos entre as áreas residenciais e os diversos locais de trabalho, aos deslocamentos