fichamento do texto Reflexões por um conceito contemporâneo de urbanismo
Reflexões por um conceito contemporâneo de urbanismo
1.1
SANTOS, José Lazaro de Carvalho, Reflexões por um conceito contemporâneo de urbanismo. Disponível em: ... Acesso em... p. 1 a 16.
“O urbanismo é um campo do conhecimento, ora considerado com ciência ora técnica, que tem a cidade como principal objeto de estudo e intervenção. Surge como campo do conhecimento, no final do século XIX, na Europa, período pós- revolução industrial, em busca de transformações necessárias à realidade caótica das cidades. No entanto uma maior maturidade teórica só foi alcançada no século XX.
Observa-se hoje que ainda conserva-se um conceito tradicional sobre o mesmo, como preso a aspectos estético- funcionais. Porém o Urbanismo ultrapassou largamente esta visão, não se militando a uma simples técnica do engenheiro ou arquiteto para intervir no espaço urbano (e regional) e suas manifestações concretas para intervir na busca de uma melhor qualidade de vida constitui na essência do urbanismo, sendo que este espaço sofre transformações permanente[...].” (SANTOS,J. L.C, 2005 p.1)
“O [...] texto busca uma reflexão sobre o Urbanismo enquanto campo do conhecimento que se aplica ao estudo e investigação sobre a realidade do espaço urbano (e regional) e suas manifestações concretas [...] é feita uma reflexão critica sobre o mesmo, desde quando surgiu como suposta ciência que estuda a cidade e intervêm nos seus espaços [...]”.(SANTOS,J. L.C, 2005 p.1)
“[...] [o] artigo se faz por uma preocupação pela maneira que o urbanismo é entendido no ambiente profissional, em instituições públicas, empresas e organizações sociais que são agentes de planejamento urbano e regional [...], universidades e centros de pesquisas voltados para o estudo da cidade, da questão urbana. (SANTOS, J. L. C, 2005 p.1)
“[...] diante das diversas aplicações do termo [urbanismo] e da complexidade do mesmo tende-se criar distorções, sem uma discussão em torno do seu conceito, sua