Fichamento O Espaço Urbano
CENTRO DE TECNOLOGIA E RECURSOS NATURAIS – CTRN
UNIDADE ACADÊMICA DE ENGENHARIA CIVIL
BACHARELADO ARQUITETURA E URBANISMO
FUNDAMENTOS DO PLANEJAMENTO E DO DESENHO URBANO
Docente: Lívia Miranda
Discente: Layza Lys Araujo Henrique
O ESPAÇO URBANO
ROBERTO LOBATO CORRÊA
CAMPINA GRANDE
ABRIL 2015
1 - O que é o espaço urbano?
1. “Ao se constatar que o espaço urbano é simultaneamente fragmentado e articulado, e que esta divisão articulada é a expressão espacial de processos sociais, introduz-se um terceiro momento de apreensão do espaço urbano: é um reflexo da sociedade.” (pg. 08)
2. “Dois pontos devem ser agora indicados. Primeiramente por ser reflexo social e fragmentado, o espaço urbano, especialmente o da cidade capitalista, é profundamente desigual: a desigualdade constitui-se em característica própria do espaço urbano capitalista. Em segundo lugar, por ser reflexo social e porque a sociedade tem sua dinâmica, o espaço urbano é também mutável, dispondo de uma mutabilidade que é complexa, com ritmos e natureza diferenciados.” (pg. 08)
3. “Fragmentada, articulada, reflexo e condicionante social, a cidade é também o lugar onde as diversas classes sociais vivem e se reproduzem. Isto envolve o quotidiano e o futuro próximo, bem como as crenças, valores e mitos criados no bojo da sociedade de classes e, em parte, projetados nas formas espaciais: monumentos, lugares sagrados, uma rua especial etc.” (pg. 09)
4. “Eis o que é o espaço urbano: fragmentado e articulado, reflexo e condicionante social, um conjunto de símbolos e campo de lutas. É assim a própria sociedade de uma de suas dimensões, aquela mais aparente, materializada nas formas espaciais” (pg. 09)
2 - Quem produz o espaço urbano?
1. “O espaço de uma grande cidade capitalista constitui-se, em um primeiro momento de sua apreensão, no conjunto de diferentes usos da terra justapostos entre si.” (p. 07)
2. “Mas o espaço urbano é simultaneamente