Corpo Do Projeto Ed Especial
A educação especial, por sua vez, converte-se em uma modalidade transversal de educação escolar que permeia todos os níveis, etapas e modalidades de educação, por meio da realização do atendimento educacional especializado, definido por uma proposta pedagógica que assegure recursos e serviços educacionais, orientando e colaborando com a educação regular comum, em benefício de todos os alunos.
A permanência da criança com necessidade educacional em especial o aluno surdo é algo extremamente complexo e desafiador. Visto que atualmente as crescentes discussões sobre inclusão e acessibilidade possibilitaram que milhões de crianças, adolescentes, jovens e adultos pudessem ter o direito de acesso à escola. Uma vez, que a escola é um lugar de aprendizagem, de diferenças e de trocas de conhecimento, precisando, portanto, atender a todos sem distinção e exclusões.
2. JUSTIFICATIVA
O desafio da educação especial brasileira é a implantação de uma educação de qualidade e com a organização de escolas que atendam a todos os alunos sem nenhum tipo de discriminação e que reconheçam as diferenças como fator de enriquecimento no processo educacional. Com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9394/96 fica estabelecida entre outros princípios, informações do processo de inclusão. Segundo o Artigo 58: “Entende-se por Educação Especial, para efeitos desta Lei, a modalidade de educação escolar, oferecida preferencialmente na rede regular de ensino para educandos com necessidades especiais (BRASIL, p.30)”. Ainda no artigo 58, §1ºe §2º determina-se a existência, quando necessário, de serviços de apoio especializado.
Nesse sentido, o presente projeto tem como objetivo proporcionar tanto aos alunos surdos, como aos alunos ouvintes do 4° ano da escola Dr. Lauro Sodré a realização de aulas que possibilite aos alunos o conhecimento da Língua Brasileira de Sinais, uma vez, que este estabelecimento de ensino atente vários alunos surdos e necessitam de se