Marketing para as crianças
A racionalidade é uma característica que separa o ser humano dos restantes animais, sendo assim, é a capacidade que ele tem em tomar as melhores decisões para si. Apesar dessa habilidade, as ideologias das ações das organizações acabam atingindo as pessoas, fazendo com que a partir da publicidade, elas venham a consumir um produto ou serviço que por muitas vezes não se é necessário. Como é relatado no documentário, o qual mostra a influência da publicidade, principalmente nas crianças, e como a sua ideologia acaba dominando as pessoas.
2) Existe influência das relações de trabalho dos pais e suas relações familiares e de consumo?
As relações familiares influenciam diretamente no consumo de uma família. Se os pais são consumistas, os filhos tendem a ser. Como são apresentados no documentário, os pais não conseguem negar os pedidos dos filhos, não apresentam autoridade, e cumprem o desejo deles de comprar. Muitas vezes os pais não tem um momento do dia com o filho, ocupados devido ao cargo do trabalho, ao contrário da publicidade, que está a todo momento invadindo a casa e persuadindo ao consumo.
E a família que ganha mais, provavelmente consumirá mais. Cada vez mais as relações familiares vão deixando de acontecer devido a vida corrida, fazendo com que os pais muitas vezes percam momentos com os filhos, levando esses a buscar esse tempo no consumo, nos brinquedos, etc.
3) Quais devem ser os limites éticos no Marketing quanto a influência sobre o produto/serviço da organização, e sua forma de comercialização e estímulo ao consumo?
4) Você é contra ou a favor a resolução do CONANDA sobre a abusividade do direcionamento de publicidade e de comunicação mercadológica à criança e ao adolescente? Justifique sua resposta.
A CONANDA está certa em relação a resolução controlando a ação da publicidade e da