O espaço educativo na educação infantil
1 INTRODUÇÃO 3
2 O ESPAÇO EDUCATIVO NA EDUCAÇÃO INFANTIL 4
4 CONCLUSÃO 6
REFERÊNCIAS 7
1 INTRODUÇÃO A Educação Infantil, em sua origem, apresentava um cunho meramente assistencialista. Foi uma forma encontrada para auxiliar mães que necessitavam sair de casa para trabalhar e não tinham onde deixar seus filhos.
Hoje, a própria legislação brasileira em vigor destaca a importância da Educação Infantil na formação da criança e em seu desenvolvimento integral. O caráter assistencialista foi substituído pelo dever de oferecer à criança uma educação de qualidade formadora, onde o cuidar e o educar são inseparáveis. Mas, será que estes pressupostos são encontrados na prática nas instituições de Educação Infantil no Brasil? O espaço educativo “ideal” é o espaço educativo “real” que encontramos em nossas cidades? Partindo da entrevista realizada com três professoras de Educação Infantil na cidade de Guaíba, Rio Grande do Sul, procuraremos analisar como se tem dado na prática o trabalho nas instituições de Educação Infantil.
2 O ESPAÇO EDUCATIVO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
A Educação Infantil tem um papel fundamental na Educação básica das crianças. Nesta etapa, o lúdico e o imaginário têm um papel importante. Segundo Marilda Pereira Rezende(1999) é brincando que a criança aprende a brincar, um ato que enquanto manifestação da cultura construída socialmente pela criança resgata o brincar como conteúdo da Educação Infantil rompendo com o caráter conteudista desta área de estudo.
Ao perguntar a três professoras de Educação Infantil sobre como a criança aprende, todas salientaram a importância do brincar, onde as crianças poderão interagir entre si e com o educador, criando condições apropriadas para a construção do conhecimento. Tal afirmação está de acordo com as conclusões de Piaget. Para ele, é através das interações que se dá o desenvolvimento da inteligência.
Eis, então, o objetivo da Educação Infantil: propiciar que o