O ENTENDIMENTO DA POLÍTICA - DOS GREGOS AOS TEMPOS MODERNOS
RESUMO: O presente trabalho apresenta uma discussão a respeito do processo de evolução do entendimento a respeito da política. Para tanto, o termo política é analisado desde seus primórdios com os gregos, quando apresentava um significado mais comum de arte ou ciência do governo, passando pelo Estado Moderno, onde o conflito e a luta de classes influenciou fortemente no entendimento da política. Neste ponto, os polos de dois regimes extremos, liberalismo e socialismo, são analisados a fim de caracterizar a influência de tais regimes na compreensão da política. Por fim, tem-se a era atual, contemporânea, onde o enfoque científico vem a abranger toda a complexidade das organizações político-sociais contemporâneas baseando-se em uma orientação metodológica e objetividade de pesquisa.
PALAVRAS CHAVES: Ciência política; política; Estado Moderno; ciência política contemporânea.
INTRODUÇÃO: Nascer, e não em um sentido biológico, mas sim no ato de curiosidade e de autonomia perante ao mundo pré-estabelecido que todo ser humano se depara, é um ato político (Korol, 2008). Ou seja, é na vida cotidiana onde encontram-se os primeiros gestos políticos. O momento em que esse ser começa a estabelecer uma relação com o mundo que o cerca, começa a socializar-se, a formar vínculos que constituem seus desejos, práticas, ideias e crenças, experimentando experiências de subordinação ou liberdade, de competição ou cooperação, de domesticação ou rebeldia, são práticas políticas, sejam essas realizadas de forma consciente ou não.
Nessa perspectiva, nada mais justificável que o interesse do ser humano por entender e desvendar a política. O termo política vem do grego pólis (cidade-estado), de forma a denominar tudo o que refere-se a cidade e, consequentemente, o que é urbano, civil e público. Nos seus primórdios, o termo política adota um significado mais comum de arte ou ciência do governo, com finalidade mais