trabalho de história
Como se formaram as monarquias nacionais, Formação da Espanha, Formação de Portugal,Formação da França e
Inglaterra.
Como se formaram as Monarquias Nacionais
• As monarquias nacionais se formaram a partir da expanção das cidades e do comércio.
Um dos fatos que contribuíram para transformar antigos reinos germânicos em monarquias nacionais foram as Cruzadas e o crescimento populacional.
No século XI, a situação política começou a mudar. Primeiro, porque a burguesia tinha um grande interesse em determinar um poder forte e centralizado que pudesse ficar à cima da nobreza, tirando totalmente as características feudais. Segundo, os reis já queriam fortalecer-se politicamente e submeter a nobreza e a igreja ao seu poder.
As mudanças que ocorreram no século XI, como: as revoltas populares, as epidemias, a expansão do comércio e o enriquecimento dos comerciantes junto com a união de interesses de burgueses e o rei, serviram de impulso para o processo de formação das monarquias nacionais. Permitiu também a instituição de impostos, moedas e exército a nível nacional.
A Formação de Portugal
> Península Ibérica
• · Antes de se tornar um país independente, Portugal era um pequeno território no norte da Península Ibérica e pertencia ao reino de Leão. Chamava-se C ondado Portucalense.
• · Por volta de 1090, o rei Afonso VI governava todo o território da Península
Ibérica, cujas ações centravam-se na luta pela expulsão dos mulçumanos, dentre as lutas contra os mouros se destacaram Raimundo e Henrique (seu primo) ambos eram nobres de Borgonha (região francesa);
• · Afonso VI promoveu o casamento de Raimundo com sua única filha e herdeira
Urraca, dando-lhe como dote o governo de Galiza (região da atual Espanha);
• · Afonso VI promoveu o casamento de Raimundo com sua única filha e herdeira Urraca, dando-lhe como dote o governo de Galiza (região da atual Espanha);
· Henrique casou-se com Teresa, filha