o ensino de história
2. Reflita e pesquise sobre os benefícios que a aprendizagem musical traz para o indivíduo, do ponto de vista do desenvolvimento pessoal, das habilidades motoras e cognitivas, da convivência social etc. Você seguramente vai se surpreender com o resultado!
Há muito tempo, estudiosos têm se dedicado a entender os benefícios que a aprendizagem de música traz para o desenvolvimento humano. Os estudos apontam que, para além de momentos prazerosos, o aprendizado de música contribui para o desenvolvimento dos aspectos cognitivos, emocionais e sociais, promovendo o bem-estar do indivíduo. Os estudos revelam também que ela proporciona melhoria no convívio social, ajudando na superação de problemas como violência e uso de drogas. Favorecendo o desenvolvimento cognitivo e afetivo, o ensino de música torna-se um excelente instrumento didático-pedagógico, auxiliando o professor no processo ensino-aprendizagem escolar. Nesse sentido, o presente trabalho objetiva entender os benefícios das práticas musicais no desenvolvimento humano e, também, compreender como os resultados dessas transformações se destacam no aprimoramento de outras áreas, inclusive no aprendizado escolar. Para alcançar os objetivos foram realizadas pesquisas bibliográficas com base em autores que são autoridades na área e, também, em documentos educacionais. Ainda, buscou-se entender como se dá a prática musical por meio de pesquisa de campo com crianças em espaços não escolares.
A música quando bem trabalhada desenvolve o raciocínio, criatividade e outros dons e aptidões, por isso, deve-se aproveitar esta tão rica atividade educacional dentro das salas de aula.
A expressão musical desempenha importante papel na vida recreativa de toda criança, ao mesmo tempo em que desenvolve sua criatividade, promove a autodisciplina e desperta a consciência rítmica e estética. A música também cria um terreno favorável para a imaginação quando desperta as faculdades criadoras de cada um. A