filosofia
R: Eu não estregaria meu filho recém-nascido aos cuidados de Rousseau, por que cabe aos pais esta consciente da importância de seu papel e amparar, os sentimentos, valores e atitudes apontando caminhos seguros fazendo um elo entre a razão e a emoção assim mostrando como e viver em uma sociedade civilizada.
Pois uma criança isolada de tudo e de todos não iria se interagir com a civilização e seria uma pessoa antissocial não saberia de forma nenhuma se colocar, se comportar, e muito menos lhe dar com diversas situações comuns em nosso dia- a- dia, enfim, encontrariam grandes dificuldades de se integrar com a sociedade.
Pois temos que ensinar aos nossos filhos os valores que eles vão precisar para tem reponsabilidade e consciência assim como a capacidade de desenvolver consciência da existência de uma grande variedade de culturas, status socioeconômicos e raças que contribuem para o funcionamento do mundo. Isso vai influenciar para tomar decisões mais justas e moderadas no futuro, pois no mundo de hoje não há desigualdades entre homens.
Rousseau propõe uma educação mais em sintonia com a natureza, para que a criança possa desenvolver ao máximo suas potencialidades sem comprometer o seu caráter e a pureza de sua alma. Porem concordo em algum aspecto com Rousseau, por exemplo: sobre a questão de punição física, pois uma criança deve aprender não sob a ameaça de castigo mas sim com diálogos entre pais/criança; criança/pais.